terça-feira, 10 de março de 2009

Parabéns, Madame!








O mundo comemora essa semana o aniversário dessa senhora, 50 anos bem vendidos, digo, vividos, no último dia 09 de março e todos eles comemorados a exaustão com festas, desfiles e exposições.
Por aqui temos no Shopping Cidade Jardim, a mega exposição do Carlos Keffer, mais de 400 bonecas, passeando por todos os temas do universo da Barbie, as profissões, as históricas, as comemorativas, as fashions, enfim, não tem um aspecto do universo feminino esquecido pelos criadores da boneca Barbie, adoro as cinematográficas, reproduções de Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Vivian Leigh e Elizabeth Taylor são lindas e nos lembram bem as originais em filmes como O Pecado mora ao Lado, Bonequinha de Luxo, E o Vento Levou e Cleópatra.

Sempre usei as informações de seu vasto guarda-roupa como fonte de referências, porque sim, Barbie já foi vestida por quase todos os estilistas que são referências de estilo e época e tenho algumas predileções e ainda sonho com o exemplar vestido com o Tailleur New Look do Dior e confesso orgulho com as minhas vestidas pelo Conrado Segreto.
Da coleção de 04 modelos consegui 03, tempos bicudos, um olhar ainda medroso sobre esse mundo, não me deixaram completar a pequena coleção, mas está ali o registro, a assinatura Brinquedos Estrela na caixa e na correntinha (depois passou a ser Mattel e globalizou/banalizou o guarda-roupa), o estilo do Conrado nos croquis e nos trajes, são lindas e me levam a outra época me fazendo entender o fascínio que ela ainda é capaz de produzir nos pequenos e nos marmanjos.

E sim, Barbie já foi atriz de teatro e teve um teatrinho onde pode montar Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Mil e uma Noites, Os Cavaleiros da Távola Redonda, isso em 1964, com direito a cenários e figurinos... preciso dizer que se existe algum exemplar inteiro até hoje, pode valer um carro... e ainda existem bons livros com a história da Barbie que servem prá uma pesquisa de época bem divertida, precisando fazer figurinos anos 60 ou 70 pode pegar um livro da boneca que é diversão e informação garantida.

Um comentário: